Formação de professores e tecnologias contemporâneas
A professora Maria Helena Bonila em seu texto Software livre e a formação de professores, traz importantes reflexões sobre a importância do desenvolvimento do Software livre e como professores podem fazer presente em sua docência a utilização de tecnologias contemporâneas.
A questão do software livre já está presente na educação brasileira, tendo entrado em cena em 2007, com a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, que passa a adequar-se às políticas públicas federais de inclusão digital e de uso do software livre, instituídas em 2003.
Laboratórios com Linux Educacional e laptops com Metasys Classmate estão chegando às escolas públicas e a maioria dos professores não sabe como lidar com esses ambientes. Muitos queixam-se das dificuldades para operar, das impossibilidades de realizar tarefas que estavam acostumados a fazer em outros sistemas, e acabam negando-se a experimentar e usar, ficando os laboratórios fechados. Isto se deve às fragilidades apresentadas pelos sistemas utilizados, mas também ao desconhecimento sobre o que é e quais os princípios, propriedades e potencialidades do software livre, por parte dos professores.
Assim compreende-se que um dos principais problemas com relação as tecnologias e a formação de professores é o despreparo, muitos não tiveram acesso a essa formação e assim fica complicado ou difícil aplicar.
01 de Janeiro , Salvador 2018
A questão do software livre já está presente na educação brasileira, tendo entrado em cena em 2007, com a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, que passa a adequar-se às políticas públicas federais de inclusão digital e de uso do software livre, instituídas em 2003.
Laboratórios com Linux Educacional e laptops com Metasys Classmate estão chegando às escolas públicas e a maioria dos professores não sabe como lidar com esses ambientes. Muitos queixam-se das dificuldades para operar, das impossibilidades de realizar tarefas que estavam acostumados a fazer em outros sistemas, e acabam negando-se a experimentar e usar, ficando os laboratórios fechados. Isto se deve às fragilidades apresentadas pelos sistemas utilizados, mas também ao desconhecimento sobre o que é e quais os princípios, propriedades e potencialidades do software livre, por parte dos professores.
Assim compreende-se que um dos principais problemas com relação as tecnologias e a formação de professores é o despreparo, muitos não tiveram acesso a essa formação e assim fica complicado ou difícil aplicar.
01 de Janeiro , Salvador 2018
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